quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PORQUE É QUE O CÉU É... CINZENTO?

E termino hoje esta série de posts. Acho que não falta falar de mais cor nenhuma, que seja possível encontrar no Céu...
Os princípios básicos são sempre os mesmos, pelo que não vale a pena explicar novamente os conceitos.

Pois bem, porque é que de vez em quando o Céu se torna cinzento?
Normalmente é sinal de chuva... ou, no mínimo, de nuvens. Vejamos.


A cor de uma nuvem revela a sua composição.
Grosso modo, pode dizer-se que uma nuvem adquire uma tonalidade cada vez mais cinzenta escura, quanto mais "carregada" está. Quanto mais propícia a converter-se em chuva a nuvem se torna, vai passando do branco para cinzento claro, escurecendo progressivamente.
Para perceber este fenómeno, temos primeiro de perceber o motivo de uma nuvem ser branca.

Quando as gotas de vapor de água presentes numa nuvem são muito pequenas, ficam extremamente condensadas. Isso faz com que a luz solar tenha imensa dificuldade em penetrar pela nuvem, sendo a maior parte refletida para o Espaço. Isso dá a tonalidade branca às nuvens, especialmente quando são vistas de cima.
Quando as gotas de água que ela contém vão aumentando progressivamente de tamanho, o que deixa cada vez mais espaço entre elas para a luz do Sol poder penetrar pela nuvem. Neste processo de acumulação de gotas pequenas para gotas cada vez maiores, uma maior percentagem da luz que entra na nuvem fica "presa" e não é refletida, antes de ser absorvida.
Como exemplo, basta pensar que se vê a uma maior distância em situações de chuva intensa do que em momentos de nevoeiro cerrado.

Ainda duas pequenas notas sobre a coloração das nuvens, que talvez até possam ajudar a quem ler este texto a prever um pouco o estado do tempo:
  1. Quando uma nuvem apresenta um tom cinzento azulado, isso significa que o espalhamento (tantas vezes referido em posts anteriores...) está a ser provocado por gotas do tamanho de gotas capazes de provocar chuva.
    Explicação física: o azul está num extremo do espetro do visível. Os raios de menor comprimento de onda são mais facilmente espalhados por gotas do tamanho das gotas de água, pelo que o tom azulado pode significar chuva iminente.


  2. Quando uma nuvem apresenta um tom cinzento esverdeado (tipicamente uma cumulonimbus), é muito provável que se esteja a aproximar uma temporal forte, com chuva, granizo e trovoada, como bem ilustra a foto seguinte tirada em Kansas City, em 2011, pouco antes de um temporal forte.
    Explicação física: o tom verde mostra que o espalhamento está a ser provocado por gelo presente nas nuvens.


2 comentários:

Admin disse...

...e agora vou lançar-lhe um desafio, Carlos. Talvez o faça mais vezes porque, mesmo quando sei a resposta à pergunta, gosto da forma como aborda os temas, para além de estar certo que acrescentará pormenores que eu desconheço.




Em primeiro lugar, a mais óbvia:

- E de que cor é o céu visto a partir da superfície...da Lua? E porquê?...

A menos óbvia:

- E qual é a cor mais vulgar do céu diurno, quando visto a partir de Marte? Porquê?...E se a atmosfera fosse límpida, de que cor seria, durante o dia?

Espero que não me interprete mal por lançar estes desafios. Apercebi-me, ao procurar as respostas, que tinha uma noção totalmente errada sobre a cor do céu em Marte e lembrei-me destes textos. Concluí que muitos dos seus leitores poderão ter a mesma noção que eu e que achariam o tema interessante e esclarecedor.
Poderia escrever sobre isto, mas estou de momento muito ocupado a corrigir vários detalhes nos meus textos sobre as constelações e isto dá-me "agua pela barba"... Se deixo para depois, esqueço-me pelo que, porque não sugerir-lhe a si?

Abraços,

Jorge (Admin)

Carlos Capela disse...

Se interpreto mal? De maneira nenhuma! Adoro desafios, especialmente bons desafios...

Já tenho bons temas sobre que investigar para os próximos post... :)

Um abraço!