SONDA VOYAGER 1 "ENCONTRA" ESPAÇO NO FINAL DO SISTEMA SOLAR
Animação da Voyager feita pela NASA
A sonda norte-americana Voyager 1, no espaço há 35 anos, está já de «saída» do sistema solar, para se transformar no primeiro aparelho humano a entrar no espaço interestelar.
De acordo com a NASA, a sonda, que está a 18,5 mil milhões de quilómetros do sol, indica que está numa «autoestrada magnética» através da qual partículas altamente carregadas de energia do espaço interestelar entram no sistema solar e partículas com pouca energia saem do mesmo sistema, explicaram os cientistas a cargo da missão. Esta é uma nova área do espaço, dentro do sistema solar, que os cientistas não esperavam encontrar.
«Acreditamos que se trata da última etapa da Voyager 1 antes de entrar no espaço interestelar. Segundo as nossas estimativas, a Voyager 1 poderá sair do sistema solar no prazo de dois meses a dois anos. Esta nova região não é como esperávamos, mas já aprendemos que, com a Voyager, é preciso estar preparado para o inesperado», disse Edward Stone, responsável do projeto no Instituto de Tecnologia da Califórnia, Caltec.
Duas sondas Voyager lançadas em 1977, com um mês de intervalo, continuam em bom estado e em funcionamento. A Voyager 2 está atualmente a 15 mil milhões de quilómetros do Sol e as duas já passaram por Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno.
Os dados obtidos pelos nove instrumentos a bordo de cada uma das sondas fizeram desta missão a mais bem-sucedida da história da exploração do sistema solar: revelaram numerosos detalhes dos anéis de Saturno e permitiram descobrir os anéis de Júpiter. Também transmitiram as primeiras imagens precisas dos anéis de Urano e de Neptuno, descobriram 33 novas luas e revelaram atividade vulcânica em Io.
Fonte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=368305
-- x --
Não podia deixar de partilhar convosco esta notícia...
-- x --
Não podia deixar de partilhar convosco esta notícia...
Sem comentários:
Enviar um comentário