domingo, 12 de julho de 2009

ASTRONOMIA NAS BANDEIRAS - Estrela Polar

Há várias formas de distinguir a Estrela Polar. Passo a descrever algumas, possivelmente as mais usadas. Eu uso as 2 primeiras.

1 - Ponto importante. A Ursa Menor (a que pertence a Estrela Polar) tem um formato igual à Ursa Maior, embora em menor dimensão.
Imaginemos a Ursa Maior em forma de colher. A partir da abertura, afasto os olhos da Ursa Maior e vejo as 2 Estrelas aqui representadas mais à esquerda na Ursa Menor (Kocab e Pherkad). Daí, faço uma curva imaginária, até encontrar a Estrela Polar, que é sempre a que mais vai brilhar.

2 - A partir das 2 Estrelas "de baixo" da Ursa Maior na imagem (Merak e Dubhe), prolongo a visão através de uma linha recta imaginária de cerca de 5 vezes a distância entre as Estrelas que referi. Sem falhar, atinjo Polaris.3 - Procuro a estrela Megrez, no trapézio da Ursa Maior. Na imagem, é a Estrela de onde parte a seta de cima. Procuro, no "outro lado do céu", a inconfundível constelação de Cassiopeia (o "M" ou o "W"). A meio, a Estrela brilhante é Polaris.
4 - Esta eu não sabia, mas descobri há pouco. Só pode usar-se no Inverno, quando Orion está visível.
Passando uma linha imaginária pela Estrela central do cinturão de Orion (as 3 Marias) e pela cabeça de Orion ("acima" de Betelgeuse quando Orion nasce), vamos também encontrar a Estrela do Norte. A imagem a seguir ilustra.

Outras formas existirão, mas dependerão de cada observador. Uma das coisas boas da Astronomia é podermos fazer a nossa própria observação, com as nossas próprias técnicas. A nossa própria Astronomia...

5 comentários:

Nádia disse...

Vou tentar pôr em práctica uma destas opções para ver se a encontro sozinha da próxima vez que olhar o céu... :)

Carlos Capela disse...

Possivelmente, dias 18 e 20 serão boas oportunidades... :)

gnm disse...

cccccccccccccccccccccccoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooollllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll

Anónimo disse...

muito cool

Carlos Capela disse...

É tentar colocar em prática, e mais cool será verificar que isto é tão verdadeiro quão fácil de demonstrar...