sexta-feira, 4 de março de 2011

HISTÓRIA DA ASTRONOMIA - conclusão

E termino com o 23º post sobre a História da Astronomia.

Poderia agora falar da outras teorias acerca do próprio Big Bang. Foi o primeiro? O que havia antes disso? Terá sido o início dos tempos ou houve algo em t<0? Teoria das cordas? Teoria das membranas? Outras dimensões e mundos paralelos? Não sei o suficiente sobre isso, mas posso dissertar... mas iria fugir ao tema da HISTÓRIA REAL da Astronomia, e não é isso que pretendo hoje.

Tudo começou com as medições básicas das dimensões da Terra e da distância da Terra à Lua e ao Sol, mas o essencial foi a curiosidade do Homem em conhecer mais do mundo onde vive, do seu lugar no contexto global do Universo, e da necessidade de compreensão da sua História e das suas origens.
Desde Aristarco e Eratóstenes, passando por Kepler e Galileu, chegando a Penzias e Wilson, muitos outros nomes foram ficando submersos na História daquela que é, a meu ver, a mais bela Ciência de todas, a mais inesgotável das fontes de conhecimento.

É obrigatório ficar fascinado ao olhar para o Céu, a imaginar outros mundos e outras realidades, a compreender que apesar de o Espaço nos conduzir a um caleidoscópio de sensações, é também algo que se rege pela exactidão da Matemática, e que apesar de nos conduzir para a ambiguidade dos sonhos, também nos obriga a compreender a objectividade da Física e da Química...

Quero compreender cada bocadinho de Céu, pois só assim mostrarei a mim mesmo que não sei nada sobre ele.

Quero construir assim a minha própria história.

2 comentários:

Rambanão disse...

Muito bem concluído! A astronomia começou na filosofia, passou para a matemática, agora está na Física (incluindo a química, que é a física da última camada electrónica), cada vez mais esta a devorar a biologia, haverá alguma outra ciência que seja necessário adquirir mais conhecimentos que a Astronomia? E é sem dúvida a Ciência que mais história tem! :D

Carlos Capela disse...

Muito obrigado!
Vejo que partilhamos a forma de ver algumas coisas... :)

Um abraço.