segunda-feira, 15 de março de 2010

ZODÍACO - FACTOS E MITOS

O que é um facto e o que é um mito, está sempre relacionado com o que é Astronomia e Astrologia. Se em tempos foram a mesma Ciência indistinta, hoje em dia não passam de filhos da mesma mãe. E ainda bem, pois se uma se baseia em factos e me causa o mais puro dos fascínios, a outra não passa de uma pseudo-ciência sem qualquer espécie de base científica.
Podia justificar o que digo de muitas formas, mas hoje faço-o apenas falando do Zodíaco.

Panorama de 360º com as constelações sobrepostas ao céu noturno

A sua origem vem do grego zodiakós kyklos, que significa "círculo dos animaizinhos". Em traços muito leves, pode ser definido como a zona do Céu por onde passam os Planetas na sua trajectória, outrora conhecidos como Estrelas Errantes, devido a serem pontos celestes com movimentos diferentes dos pontos celestes "fixos". Facto.

Astronomicamente, o Zodíaco é composto por 13 constelações. Facto. Além das 12 constelações conhecidas do horóscopo, Ofiúco (o Serpentário) tem uma região que cruza o Plano do Zodíaco. Facto. As constelações não são só o conjunto de Estrelas visíveis, mas também todos os Astros e Corpos Celestes contidos naquela região do Espaço. Facto. As Estrelas mudam a sua posição relativa, por estarem a distâncias diferentes de nós e terem movimentos diferentes, logo, a forma das constelações não é constante. Facto.

Astrologicamente, o Zodíaco é composto por 12 constelações, que só servem para dividir os 360º do Céu em partes iguais. Dá jeito. Após a inclusão de Ofiúco, em 1930, a Astrologia continua a fazer de conta que a nova constelação do Zodíaco não existe. Ia complicar as contas. Para a Astrologia, a hora e o local de um evento influenciam o sucesso ou insucesso, devido à posição relativa dos Astros... hein??? Se eu nascer em Abril sou melhor ou pior pessoa do que se nascer em Maio? MITO!

E nem continuo. A distinção do que é a sério e a brincar é mais do que clara...

1 comentário:

Marjory disse...

Adorei o post sobre as Plêiades!
Bjs