quarta-feira, 24 de março de 2010

MITOLOGIA GREGA - Plêiades

No último post falei de Orion e as Plêiades estão mesmo ali ao lado... Hoje falo delas em particular.

As Plêiades eram as sete filhas do titã Atlas e da oceânide Plêione, nascidas no monte Cilene, e irmãs de Calipso, das Híades e das Hespérides.

O seu nome, como o da sua mãe, deriva do grego pleîn, "navegar", porque este aglomerado estelar é visível na noite do Mediterrâneo durante o Verão, desde meio de Maio ao início de Novembro, período que coincide com a estação da navegação na Antiguidade.
Originalmente ninfas Oréades, as Plêiades fizeram parte do cortejo de Ártemis e, junto com as Híades, eram chamadas também de Atlântidas, Dodónidas ou Nisíadas, as ninfas que foram amas e mestras do pequeno Dioniso.

As Plêiades, numa ilustração do século XIX


Depois de Atlas ter sido obrigado a suportar os céus em seus ombros, Órion, apaixonado, começou a perseguir as Plêiades. Zeus, agradecido pelos cuidados a Dioniso, transformou-as primeiro em pombas, para permitir que fugissem, mas como o caçador continuava no seu encalço, acabou por transformá-las novamente em estrelas. Por isso, no céu, a constelação de Órion parece perseguir as Plêiades.

No aglomerado estelar, seis das estrelas são claramente visíveis, enquanto a sétima, Mérope, é mais apagada porque, segundo o mito, está envergonhada por ter sido amada por um simples mortal, enquanto todas as irmãs foram amantes de deuses.

As Plêiades, numa foto comentada

As sete Plêiades são:
Maia - a mais velha, amante de Zeus, foi mãe de Hermes
Electra - amante de Zeus, foi mãe de Dárdano e Iásion
Taígete ou Taígeta - amante de Zeus, foi mãe de Lacedémon
Alcione - amante de Poseidon, foi mãe de Hirieu
Celeno - amante de Poseidon, foi mãe de Lico e Euripilo
Astérope ou Estérope - amante de Ares, foi mãe de Enôamo
Mérope - casou-se com o mortal Sísifo e foi mãe de Glauco

1 comentário:

Anónimo disse...

Aprendi muito