sexta-feira, 5 de março de 2010

ASTRONOMIA PARA TOTÓS

Não costumo ver o "Cinco para a meia noite", que passa na RTP2, mas no outro dia a minha mãe alertou-me para o facto de estar um Astrónomo à conversa com o infeliz do Nilton.

Eu até lhe acho alguma piada, não muita, mas ele é extremamente inconveniente. Na parte final do programa, ele deixa a seguinte pergunta ao Astrónomo que lá estava, do qual me falha o nome: "Por que é que dizem que a Astronomia é para totós?".

O homem riu-se. A vontade não seria essa. A minha não foi.

Só diz que a Astronomia é para totós alguém definitivamente obtuso e de horizontes limitados. Todos somos livres de gostar ou não de algo. Todos temos o direito de olhar para algo e sentir que esse algo não desperta a atenção. Mas nada nem ninguém nos dá o direito de criticar uma Ciência à qual poucas pessoas prestam a devida atenção. Nem todos temos de ser apaixonados por uma actividade, como todos os Astrónomos (amadores ou não) são pela Astronomia. Mas pelo menos devemos respeitar quem se dedica a contemplar e estudar a Natureza. Porque a Astronomia também é filha (ou se calhar a Mãe...) da Natureza.

Dizer que a Astronomia é para totós é pior que ser indiferente ao Conhecimento. É uma imbecilidade que não merece estas linhas.


A Astronomia é, sem dúvida, uma actividade que exige esforço e dedicação. Se calhar até algum isolamento social em certas ocasiões, porque no centro das cidades nada se faz. Mas um grupo de pessoas junto para contemplar a noite permite passar uma noite fantástica!

A Astronomia exige a fusão entre a capacidade de abstracção que o imaginário requer com a objectividade de uma Ciência dependente da Matemática.

A Astronomia está presente em tudo, desde as estações do ano aos eclipses, desde a beleza do Céu Nocturno ao facto de saber os porquês de ser mais frio no Inverno que no Verão, desde o simples conhecimento dos nomes das Estrelas ao estudo dos misteriosos Buracos Negros.

Por isso, Nilton... vai-te catar!

Sem comentários: