segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA NOITE GLORIOSA

Finalmente uma noite de observação em condições. Foi de Sexta para Sábado, que nos 2 dias seguintes as nuvens não deixaram.
2h da manhã
Um Ponto de Luz estava à esquerda da Lua, que irradiava um brilho espectacular por todo o céu, mas que eliminava as Estrelas nas suas redondezas.

Deve ser Antares. Pela hora...

Procurei o resto da constelação mas não vi. Continuei à procura e pensei que não valia a pena insistir.

2h15
- Carlos, qual é aquela Estrela brilhante ali em cima?
- É Arturo, vê-se pelo brilho. Aqui atrás tem de estar a Ursa Maior e ali à frente atrás do prédio tem de estar Spica. "Dobre-se até Arturo e corra até Spica."

Cabeça para cima, Ursa lá no alto. Espreitadela para Sul, atrás do prédio, Spica sozinha.

- Virgem é uma constelação de Estrelas débeis. Só se vê Spica...

4h45
Com o cão pela trela, olho para o céu. A deslumbrante simplicidade do Triângulo de Verão faz-me companhia e procuro mais amigos... Eis Júpiter!

És tão grandioso...

Colo a olhar. Espreito a Lua, já brilha menos.

Era Antares!

Agora vejo o Escorpião por inteiro e tenho a prova!
"This is Spartaaa!"
- Se calhar era o Ponto de Luz que eu vi!
- Não, Antares é vermelha, não brilha assim... Viste Júpiter!
"This is Spartaaa!"
- O expert és tu... :)

Mudei para uma conversa menos astronómica e sorri. Não sou expert, apenas faço por compreender as Estrelas... Estou tão longe de o ser! Nunca o serei! Quanto mais se sabe sobre o Espaço, mais se tem a noção do que não se sabe...

5h10
Outro cão.

Que Estrelas são aquelas?

Tão pouco brilhantes, semi-escondidas pelas nuvens... Aí fui eu a pensar e a olhar para elas...

Será possível que eu não vos conheça? Tenho de conhecer...

Continuei a pensar até que me senti estúpido. Como é que eu não reconheci Cassiopeia à primeira? Não vi Ruchbah, o joelho. Caph, Schedar, Segin e Delta Cas estavam lá, faltava a outra. As nuvens traíram-me, mas por pouco tempo.

Andrómeda, Perseu, e outras mais estarão para chegar...

1 comentário:

Nádia disse...

Foi uma noite gloriosa, sim.. Gosto quando me pões a ver estrelas! ;)