quinta-feira, 28 de maio de 2009

COMO ENCONTRAR AS ESTRELAS?

Para uma qualquer alma perdida que cá venha e queira saber como encontrar as estrelas que aparecem no vídeo, cá vai uma tentativa de explicar alguma coisa...


SOL

Sem comentários, não é?

SÍRIO

Alpha Canis Major. Por esta altura do ano não dá para a ver. Como os dias são mais longos e penso que Sírio desaparece no horizonte perto das 20h, o seu espectacular brilho fica ocultado pela claridade do dia. É a minha estrela preferida, com a concorrência apertada de Capella... :)
Pertence à constelação de Cão Maior.

POLLUX

Beta Geminorum. Ainda dá para a ver ao início da noite. É difícil explicar a localização, mas quem souber encontrar Orion (em baixo, à direita), consegue deduzir a posição relativa de Pollux. É uma das cabeças dos Gémeos.

ARCTURUS

Alpha Bootis. Sabem encontrar a Ursa Maior? Não? Então é mais difícil explicar... Mas perto da meia-noite, por esta altura do ano, levantem a cabeça. O ponto mais alto do céu sobre as vossas cabeças é o zénite. Arcturus vai estar lá por perto... É um ponto bastante luminoso, pouco cintilante, de cor laranja-avermelhada. É fácil de encontrar...

RIGEL

Beta Orionis. Nesta altura do ano é para esquecer, mas é visível durante o Inverno e fornece um espectáculo maravilhoso. É a Estrela mais brilhante de Orion e a sétima mais brilhante do céu. Vêem o "Orion's Belt" na imagem em cima? É a Estrela à sua direita.

BETELGEUSE

Alpha Orionis. É maior que Rigel, mas tem um brilho variável. É uma das maiores Estrelas conhecidas. Também é para esquecer nesta altura do ano. Vêem o "Orion's Belt" na imagem em cima? É a Estrela à sua esquerda.

ANTARES

Alpha Scorpii. Já postei uma foto da constelação de Escorpião há pouco tempo. Reina a Sul no Verão e é uma constelação imponente. É fácil de encontrar se olharmos para o sítio certo. Olhem para Sul perto da meia-noite, até às 4h ou 5h da manhã, e procurem a imagem que publiquei há dias. Numa zona pouco iluminada, é impossível falhar.
Antares também é conhecida como Cor Scorpio, por ser muito vermelha e por ser o coração do Escorpião.

MY CEPHEI

É uma hipergigante vermelha, a cerca de 5 mil anos-luz da Terra. Está na constelação de Cefeu, o que possivelmente a tornará visível da Terra, mas ainda não a encontrei. Também ainda não a procurei. Mas vou fazâ-lo...

VV CEPHEI
É 632 700 000 maior que a Terra... Tal como MY Cephei, ainda não a encontrei, mas sei que se encontra entre aquela e Polaris. Estão apontadas a Norte. Tenho tarefas a breve prazo para fazer... encontrá-las!

Sem comentários: