quarta-feira, 19 de novembro de 2008

VÉNUS

Não é à toa que se chama "A Jóia do Céu" a Vénus.
Quem já o viu não pode deixar de ficar de boca aberta perante a beleza do planeta mais próximo de nós. Tal como já referi anteriormente, olhando para Sul/Sudoeste ao fim da tarde por estes dias, vai ver 2 pontos a destacarem-se muito claramente um do outro. O mais "alto" no céu é Júpiter, o outro é Vénus. O espectáculo deverá ser semelhante a este (e acreditem que ao natural é ainda mais belo...):


Voltarei a mencionar esta conjunção, termo de que depois falarei, quando os meus posts chegarem a Júpiter, e nessa altura os planetas estarão ainda mais próximos. Com certeza será uma visão deslumbrante...

Vénus fica a 0,28 U.A. de nós, pelo que é o nosso mais próximo vizinho. O seu ano é 0,62 o ano terrestre e a rotação do planeta dura aproximadamente 243 dias, com uma particularidade curiosa: é em sentido inverso ao de todos os outros planetas principais, à excepção de Urano.
É semelhante à terra em várias dimensões, como a massa, a densidade e o raio.A inclinação da sua órbita quase circular é de 3,39º. Não tem luas.
O aspecto mais marcante de Vénus é a sua atmosfera. Sofre de um enormíssimo efeito de estufa, devido ao excesso de dióxido de carbono que possui, e isso torna-o o planeta mais quente do Sistema Solar, mais quente ainda que Mercúrio, que está bem mais próximo do Sol. Apesar da noite ser muito prolongada em Vénus, o efeito de estufa é tão intenso que o planeta não arrefece mesmo quando não está virado para o Sol. Pode atingir 482ºC.
A atmosfera á tão densa que vale por 100 atmosferas terrestres e estar na superfície de Vénus é como mergulhar no mar a 920 metros de profundidade.Para estudar a sua superfície, algumas sondas soviéticas da série Venera e as americanas Pioneer aterraram em Vénus, mas não resistiram mais que uma hora.
A crosta parece ser formada por uma camada basáltica espessa, e revela crateras de impacto e vários vulcões.


Apesar de ter sido formado na mesma zona e no mesmo período que a Terra, e com isso ter ficado com dimensões semelhantes, as semelhanças com a Terra ficam por aí...

Sem comentários: