terça-feira, 4 de novembro de 2008

O SISTEMA SOLAR

É sempre importante começar pelo básico... Antes de nos aventurarmos a perceber outras coisas, temos de compreender o nosso próprio sistema, a nossa própria casa, o Sistema Solar.
Existem 8 planetas principais, divididos por 2 categorias: os telúricos (terrestres) e os gigantes (exteriores).
Os planetas terrestres são, como o nome indica, semelhantes à nossa Terra, de constituição basicamente rochosa. São eles Mercúrio, Vénus, Terra e Marte. Com uma atmosfera mais ou menos densa, a sua constituição é semelhante, compostos de rochas e silicatos.
De seguida existe o chamado Cinturão de Asteróides, um imenso número de corpos rochosos que gravitam entre as órbitas de Marte e Júpiter.
Os planetas gigantes são compostos de um pequeno núcleo rochoso, sendo o resto do seu volume composto por gás. Júpiter é o maior de todos, seguindo-se-lhe Saturno, Urano e Neptuno.

Depois existem os corpos transneptunianos que, conforme o nome indica, estão localizados para lá da órbita de Neptuno (órbitas superiores a 200 anos). Neles está, por exemplo, Plutão, agora considerado um planeta-anão (ou planetóide). Entramos aqui na Cintura de Kuiper, composta de rochas congeladas e ricas em metano, amónia e água.

Daqui para a frente vou falar detalhadamente de cada um destes elementos do Sistema Solar.

Sem comentários: