sexta-feira, 4 de maio de 2012

MAIOR LUA DE 2012... aos nossos olhos

Amanhã, o céu vai ser iluminado por uma «Supar Lua». Trata-se da maior lua cheia do ano, que resulta do movimento elíptico que o satélite descreve à volta da Terra.

Quem este sábado à noite olhar para o céu, ficará com a ideia de que a lua está muito maior do que o habitual, um fenómeno que se justifica pelo facto de a lua estar no ponto mais próximo da elipse - o perigeu - a apenas 363 mil quilómetros da Terra.


O facto de esta passagem por esse ponto surgir numa altura de lua cheia dará a perceção de que a lua vai estar, nessa noite, 14% maior e 30% mais brilhante do que é. Os especialistas não esclarecem por que razão a lua parece maior, podendo tratar-se simplesmente de uma ilusão de ótica.

No Porto, a lua nasce às 20h12 e o ocaso será às 5h40, enquanto em Lisboa a lua nasce às 20h09 e põe-se na madrugada de domingo às 5h47.

«Se a luz da lua o acordar na noite de 5 de maio, o melhor será sair da cama e dar uma espreitadela», escreveu Tony Phillips, astrónomo que atualiza o site de informações da NASA.

Retirado de www.abola.pt

4 comentários:

Admin disse...

Sei que o Carlos não é o autor do texto, visto que teve o cuidado - como é seu hábito - de indicar a fonte original. Julgo ser pertinente fazer uma pequena correcção, dirigida, não ao Carlos, mas aos leitores:

"Os especialistas não esclarecem por que razão a lua parece maior."

O mistério não tem nenhuma explicação rebuscada, nem envolve ilusões de óptica. Estes jornalistas...

A Lua parecerá maior (na verdade de forma imperceptível para o observador médio) nesta mais do que em qualquer outra passagem pelo perigeu em 2012 porque esta fase de cheia será a mais coincidente com esse ponto da sua órbita à volta da Terra. Apenas isso.
Nesta imagem, ilustrativa da Libração Lunar, podemos igualmente perceber que o nosso satélite se aproxima e afasta ciclicamente: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/Lunar_libration_with_phase_Oct_2007_450px.gif

Existe, de facto, um fenómeno puramente óptico que nos faz interpretar o tamanho da Lua
como sendo maior do que na realidade é, mas esse acontece todas as noites.
Quando está mais próxima do horizonte, parece-nos maior porque o nosso cérebro tende, num processo involuntário, a querer medir distâncias relativas no que observamos. Em consequência disso, tomando o que vemos no horizonte como referência e comparando-o com a Lua, engana-nos, fazendo-nos crer que aquele objecto é maior do que na realidade é. Medindo-se o seu diâmetro, tanto junto ao horizonte como quando estiver alta no céu, os valores serão iguais, contrariando a nossa percepção. Visite-se: http://www.lifeslittlemysteries.com/408-why-does-the-moon-look-bigger-on-the-horizon.html

Mas queria apenas agradecer-lhe a dica, Carlos - não estava a par disto e vou aproveitar para tirar umas fotografias ao nosso satélite. :)

Carlos Capela disse...

O que diz sobre a Lua no horizonte eu sabia. Tem-se a mesma perceção com o Sol, mas é verdade que se nota mais diferença na Lua.

Agradeço a correção, que também é dirigida a mim, sim. Quando fiz o post com o texto que retirei do site de A BOLA, não fui confirmar não a veracidade da informação, mas o seu caráter científico. O detalhe que refere, principalmente porque acompanhado do link que aqui deixa, faz total diferença na compreensão do fenómeno. E também por isso lhe agradeço!

Acho que este é o nosso papel, como astrónomos amadores... o de nos ajudarmos uns aos outros, e ajudarmos as outras pessoas a compreender um pouco das maravilhas do nosso Céu e do Espaço.

Espero que a sessão fotográfica esteja a ser produtiva! Olhe que estive a ver há pouco e a Lua está a por-se a jeito... :)

Um abraço.

Admin disse...

Olá, Carlos.

Citando-o: "Acho que este é o nosso papel, como astrónomos amadores... o de nos ajudarmos uns aos outros, e ajudarmos as outras pessoas a compreender um pouco das maravilhas do nosso Céu e do Espaço."

Partilho da mesma opinião. Aliás, uma das razões que sempre me motivaram a publicar conteúdos na internet sobre Astronomia, foi a expectativa de que outros me ajudassem a evoluir neste campo que me fascina. Esta interacção na comunidade de astrónomos amadores não é difícil de acontecer porque, tal como o Carlos bem sabe, tendemos a querer partilhar este fascínio com outros. Mesmo que por vezes acabemos por ser mal interpretados na nossa atitude. Na verdade, não se trata de querermos mostrar que sabemos, apenas vontade de partilharmos algo que é maravilhoso com quem o desconhece.

Quanto à minha sessão fotográfica, apesar de algo de positivo poder sempre ser retirado da experiência, não foi particularmente produtiva. Queria ver se conseguia melhores fotografias da Lua, mas este céu urbano não colabora de maneira nenhuma. As minhas melhores fotos da Lua continuam a ser as que tirei sob o melhor céu a que já tive acesso - na escuridão cerrada da Serra da Estrela.

Um abraço.

P.S: imagino que seja complicado dirigir-se a um "Admin"...pelo que, se preferir, pode tratar-me por Jorge.

Carlos Capela disse...

Tenho um colega que uma vez me disse: "porque é que tens um blogue dessa merda?". Respondi: "para tu aprenderes alguma coisa sobre o que tens sobre a cabeça."
No outro dia, veio ter comigo e disse: "eh, pá... se não punhas aquele post eu não sabia que aqueles dois candeeiros ao início da noite são Júpiter e Vénus!"
A minha vitória não foi outra senão partilhar e incentivar alguém a olhar para o Céu com outros olhos...

Quanto mais sei (e sei muito pouco), mais percebo quanto há para saber (e é mesmo muito!). Gosto, tal como os outros astrónomos amadores com espaços na net, de ir partilhando o que aprendo. Já consegui fazer com que algumas pessoas vão seguindo o meu blogue, que por mais humilde que seja, vai tendo um conteúdo interessante, e com isso sei que incentivei algumas pessoas a perceber os fenómenos do Espaço e a sua relação com a própria Terra.
Gosto que me liguem nas Perseidas a perguntar o que está a acontecer com tantas "estrelas cadentes", gosto que me reencaminhem aqueles mails que dizem que no dia 27 de agosto Marte vai estar do tamanho da Lua a perguntar se é verdade, gosto de estar numa esplanada no verão a olhar para cima e alguém me dizer "conta lá o que está lá em cima hoje"...

Mas melhor de tudo ainda, é que esta forma de pensar não é, de todo, só minha. É de todos os astrónomos amadores que amam o Céu, o Espaço e a Ciência, e que apenas querem partilhar algo de tão belo.

Acho que somos privilegiados em ter a Astronomia como hobby/interesse. Mas também acho que é nossa obrigação partilhá-lo com os outros... algo que muitos de nós fazemos. :)

Um abraço, Jorge!