terça-feira, 31 de janeiro de 2012

ERUPÇÕES SOLARES - 1

O jornal "A Bola", aqui em Portugal, noticia o seguinte:

http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=312038
Erupção Detetada
Transcrevo:
Erupção solar obriga a desvio de voos

Uma companhia aérea americana foi forçada a desviar alguns voos devido à perturbação nas comunicações que está a ser causada pelas radiações provenientes da erupção solar que está em curso.

Os efeitos sobre a superfície terrestre mal se fazem notar, mas no ar as consequências começam a ser identificadas.
Alguns voos entre a cidade de Detroit e destinos asiáticos foram desviados para evitar complicações nos voos. 
As partículas com carga elétrica que estavam a dirigir-se para o planeta estão a ser desviadas pelo campo magnético terrestre, o que para os cientistas justifica as reduzidas consequências na superfície.
Segundo a agência de notícias Reuters, os voos desviados são os que tinham rotas mais próximas do Polo Norte, e por isso os mais sujeitos a ser afetados, mas a decisão de mudar o trajeto acrescenta 15 minutos ao tempo da viagem.
O porta-voz da Delta Airlines, Anthony Black, explicou o desvio dos voos: «Estamos a atravessar uma série de erupções solares que estão a ter impacto na parte mais a norte do planeta. Isso pode ter consequências nas nossas comunicações. Por isso, as rotas polares estão basicamente a ser feitas mais a sul do que o normal.»
Pelos mesmos motivos a companhia United Airlines também teve que desviar um voo da sua rota normal.
A agência federal norte-americana National Oceanic and Atmospheric Administration, que regula as condições marítimas e atmosféricas, considerou esta erupção solar como a mais forte dos últimos sete anos.

Nos próximos posts pretendo esclarecer três aspetos principais:
  1. O que é uma erupção solar?
  2. Porque é que os voos mais afetados são os que passam perto do Pólo Norte?
  3. Afeta as comunicações porquê?
Dedico-me hoje só à parte da erupção solar e deixo as outras questões para depois.
Erupção Solar
O que é uma erupção solar?

Primeiro, temos sempre de ter presente que o Sol não é apenas uma bola de luz. O Sol, não tendo vida no verdadeiro sentido da palavra, tem-na sob a forma de movimento, brilho, produção de luz e energia, reações químicas, explosões, até beleza própria, como qualquer outra Estrela.
Sendo o seu interior constituído por correntes de plasma a temperaturas altíssimas e pressões extremas, por vezes surgem alterações súbitas no seu campo magnético, que fazem explodir a matéria que compõe as camadas superiores do Sol. Estas alterações de campo magnético são, então, a causa maior das erupções solares.

O ciclo de atividade magnética no Sol é de 11 anos, e tem máximos e mínimos. Podemos "avaliar", ou "medir", essa atividade, através do número de erupções e de manchas solares. Quando há menos manchas, normalmente há mais erupções...
Estas manchas são zonas mais frias, de campos magnéticos muito fortes que atraem uma grande quantidade de plasma, que impede a emissão para o espaço de protões e eletrões entretanto produzidos. Quando esse plasma cede, há uma erupção...

 Manchas Solares

Estas explosões expelem para o espaço partículas eletricamente carregadas. E é a partir daqui que começo o próximo post.

Sem comentários: