domingo, 15 de agosto de 2010

OBSERVAÇÃO 14/08/2010

Depois continuo com a sequência de posts. Páro hoje para falar um pouco da noite de observação que acabou há cerca de 3h30.

Tinha tudo para ser uma excelente noite de observação, apesar dos 12ºC que não davam muito conforto, não fosse o flagelo dos incêndios que nos afecta em Portugal. Já no trajecto para o local de observação nos cruzámos com alguns carros de bombeiros e até da Protecção Civil, que faziam ronda à Serra e que pararam junto a um foco de incêndio activo. Também algum fumo distante causou alguma apreensão, mas chegados ao local, o fumo deu tréguas. Mas infelizmente foi por pouco tempo.

O fumo começou por surgir a Sul e propagou-se para Oeste. Chegou até a ver-se o tom alaranjado no fumo lá ao fundo, e o Céu começou a ficar tapado. Eu, que tinha planeado a minha noite quase por completo virada a Sul, nas redondezas de Sagitário, fiquei com os planos bastante estragados.

Mas bem... os meus objectivos eram:

OBJECTIVOS:

  • Junto a Sagitário:
M8
M20
M21
M22
M23
M25
M28
E ainda M17 e M18 numa elevação superior.
  • NGC884 em Perseu
  • M51 (Whirlpool Galaxy), à 1h estaria 4º abaixo de Alkaid, com apenas 1º de diferença de azimute.
  • M2, em Aquário
RESULTADOS:

  • Foram obtidas com relativa facilidade:
M6
M7
M8
M28
M21
M22
  • Foram conseguidas com dificuldade devido ao fumo:
M25
M18
  • NGC884 deu luta mas consegui
  • M5 não estava nos objectivos, mas também a visualizei
  • M51 continuou a fugir-me
  • M2 já estava tapada com o fumo, nem para procurar deu...

2 comentários:

Bruno Novo disse...

Pois assim foi Carlos, os incêndios não deram tréguas aos Bombeiros, à (re)queimada Serra da Freita ou aos entusiastas observadores do proveligiado céu da referida montanha. Parece mesmo que só quem se conseguia divertir seriam os festivaleiros da Senhora da Laje que celebravam, imagine-se por estes dias, com fogo de artifício... Incompreensível mesmo.
Quanto a registos, tive meio sucesso... Queria fotografar a M5 que ficou (depois coloca as fotografias), quis fotografar a Whirlpool mas nem a consegui localizar, quis fotografar a galáxia Andrómeda que fotografei mas ainda tenho muito que aprender, quis fotografar a galáxia triangular que também não consegui localizar, fiz uns poucos disparos com câmara analógica que ficaram sempre queimados pelo contínui corropio de automóveis (nada vulgar no nosso spot)e quis fotografar as Pleíades que nem aparecer devido à antecipação do fumo! Mas valerá sempre pela vossa companhia isso é certo.

Carlos Capela disse...

O fogo de artifício na Senhora da Laje devia ser considerado acto criminoso. No meio de uma serra já de si a arder, é vergonhoso que se permita o lançamento de foguetes. Mas enfim...
Automóveis a perturbar é invulgar, e com certeza que da próxima vez o trãnsito será menos intenso. A aprender estamos sempre, em qualquer área. Tenho certeza que as tuas fotos vão ficar cada vez melhores.

Ah, quando te mandei o mail esqueci-me de te dizer... lembras-te de andar à procura da M2 em Aquário e de ter comentado que 3 das estrelas estariam sobre a eclíptica? Eu estava à procura no sítio certo... o fumo é que não me deixou procurar melhor! :)

Quando quiseres ir fazer mais uma tentativa (mas sem fumo...), diz! São sempre noites muito boas.

Grande abraço.