quarta-feira, 11 de agosto de 2010

HISTÓRIA DA ASTRONOMIA - no princípio

É espantoso pensar que tudo era explicado com base nos mitos, nos deuses e nos monstros. Tudo o que a mente humana não conseguia explicar óbvia e naturalmente, era de origem sobrenatural. Albert Einstein já dizia: "O que é mais incompreensível no Universo é que ele seja compreensível." Mas antes de Einstein, há ainda muita, muita história da Astronomia...

Longe vão os tempos em que a mitologia chinesa, em 600 a.C., atribuía a Phan Ku, o Gigante Criador, a formação do mundo. Supostamente, ele surgiu de um ovo, esculpiu vales e montanhas com um cinzel, e colocou o Sol, a Lua e as Estrelas no Céu. Depois disto, morreu. O crânio de Phan Ku formou a abóbada do Céu, a carne o solo, os ossos as rochas e o sangue os rios e mares. O seu último suspiro formou o vento e as nuvens, e o suor tornou-se chuva. O cabelo formou a vida vegetal e dos piolhos nasceram os homens. Como o nascimento da espécie humana teve origem na sua morte, fomos amaldiçoados para sempre com a tristeza.
Estavam longe de conhecer a teoria da evolução das espécies de Darwin, portanto...

O que pretendo neste post é dar início à demonstração de que a lógica simples e conhecimentos básicos de geometria podem permitir-nos determinar a distância da Terra ao Sol, e as próprias dimensões do Sol. Muita observação e perspicácia são essenciais...

Hoje falo da experiência de Eratóstenes. Resumidamente.


O "Beta" ("Alfa" era Arquimedes) observou que, no solstício de Verão, a luz do Sol ao meio-dia batia no fundo de um poço em Siena. Nesse momento, em Alexandria, a luz solar provocava uma sombra com um objecto alto, que foi medida com um ângulo de 7,2º.



Quais foram as contas dele? Para provar que a Terra era redonda, sabia que se desse a volta em linha recta passando por Siena e Alexandria, iria voltar ao ponto de partida, percorrendo 360º. Ora, 7,2/360 é equivalente a 1/50. Logo, o perímetro da Terra seria 50 vezes a distância entre as 2 cidades... e não é que obteve uma precisão de 2% nesta medida?

Estava dado o primeiro passo na elaboração de um método científico...

Sem comentários: