domingo, 26 de julho de 2009

OBSERVAÇÃO NA TROFA

Na semana passada estive numa sessão de observação na Trofa, onde um grupo de pessoas ia aproveitar a oportunidade para dar uma olhadela ao Espaço através de telescópios.

À beira dos outros dois telescópios que lá estavam, o meu era bem mais pequeno, mas ficou provado que é perfeito para mim, pois não só ainda há uma infinidade de objectos que quero procurar e observar com ele, como ainda estou aos poucos a aprender algumas coisas básicas no uso e na manutenção de telescópios.
Essa falta de experiência resultou no não atingir alguns objectivos que tinha para essa noite.
Apesar da poluição luminosa (esse cancro da observação) e a previsível nebulosidade (e humidade!!!) não proporcionarem grandes condições, esperava observar algumas nebulosas como a M8 (Nebulosa da Lagoa) e a M57 (Nebulosa do Anel), mas não deu. Fiquei-me por alvos mais modestos, mas maravilhosos.

Achei graça ao facto de algumas pessoas terem pensado que eu devia ser um expert naquilo (estou muito longe disso, pois ainda preciso de ajuda de quem sabe mais que eu), mas fui-me safando com os conhecimentos teóricos que vou adquirindo ao longo do tempo. Soube muito bem partilhar alguns conhecimentos com pessoas que nunca tinham pensado no Céu como algo vivo. Se houver uma só pessoa que tenha estado presente, mesmo que não tenha contactado comigo, que comece a olhar para cima e tente compreender só um bocadinho do que vê, já ficarei contente.

É engraçado recordar que também eu já fiquei surpreendido quando soube que Júpiter tem várias Luas, que as Estrelas estão longe de ser iguais, e que há Estrelas binárias. Revi-me um pouco nessas pessoas e nos olhares de espanto.

Nos próximos 2 ou 3 posts vou falar um pouco de alguns temas que mais prenderam as pessoas que falaram comigo pois, como disse, falhei alguns objectivos que levava para essa noite.

1 comentário:

Nádia disse...

Eu também te acho um expert (maçarico, mas expert :D) e adoro que partilhes os teus conhecimentos comigo..
É muito bom olhar para o céu e reconhecer algumas das suas "figuras"! :)