domingo, 14 de junho de 2009

A PRIMEIRA OBSERVAÇÃO

Na 6ª feira passada, finalmente estreei o meu telescópio no terreno. A meio da tarde recebi uma mensagem de um colega que reencontrei num forum e acabámos por combinar.
Estava uma noite fantástica, escura como breu, e a vontade de me estender no meio do chão a olhar para cima surgiu mal chegámos. Depois veio a parte de montar o telescópio. Confesso que me senti estúpido e ignorante, pois em casa parecia-me tão fácil e ali custou-me um bocado a encaixar as peças todas, mas com uma ajudinha consegui levar a água ao meu moinho. Claro que o grau de estupidez aumentou quando me apercebi que não podia experimentar o buscador starpointer porque me esqueci de lhe pôr a pilha, mas pronto... o que eu queria era apontá-lo ao céu. Da próxima vez não me esqueço.

Um telescópio igual ao meu...

Com a ajuda do Bruno vi Saturno entrar na objectiva do MEU telescópio. Era uma bolinha pequenina, mas não importa. Ele estava lá. Pena os aneis estarem numa posição pouco favorável, mas deu para ver as "orelhinhas"... Passámos um bocado na conversa e quando fui espreitar de novo já lá não estava. Lá tive de ir à procura dele até o apanhar. Foi o primeiro objecto que "cacei". Soube deliciosamente.

Pensei que o melhor era mesmo apontar ao básico, para primeira noite, para tomar o gosto e ganhar a prática que TANTO me faltava e falta. Antares, Arcturus, Deneb, aquelas estrelas infalíveis... foram pequenas vitórias, é saboroso conseguir coisas as bocadinhos.

Depois apontei a M13, em Hércules. Estava a chegar ao zénite, por isso a ginástica foi grande (e eu à rasca das costas...). Tenho de confirmar, mas penso que M13 é um enxame globular visível a olho nu. Eu ia jurar que tinha visto uma mancha muito débil mesmo antes de apontar para lá a objectiva do meu telescópio...

Enxame globular M13

Ainda apontei para Sagitário. Perdoem-me a minha falta de experiência, mas não sei se foi a M8 ou M28. Tenho quase certeza que foi M28, ali perto de Kaus Borealis.

Depois a Lua nasceu pouco à frente de Júpiter, estragou a visão da noite escura, mas brilhou de uma forma espectacular. Já estávamos a arrumar, mas ainda deu para contemplar um pouco. O primeiro detalhe que consegui identificar (penso eu de que) foi a cratera de Tycho. Mas isso são coisas para desenvolver de uma próxima vez.
Tenho de experimentar várias coisas, como o starpointer com pilha e trocar de ocular. Tenho de 20mm e 10mm, mas nem cheguei a utilizar a de 10mm. Só vendo as diferenças entre ambas na prática vou poder ir percebendo melhor como a Óptica está tão relacionada com a Astronomia. Talvez já me possa considerar um astrónomo amador, ainda que mesmo muito amador... pelo menos, gosto de pensar que sou.
Permito-me a liberdade de partilhar convosco um pouco do que senti na minha primeira observação. Se cometi alguma imprecisão técnica, é fruto da inexperiência.
Se dúvidas houvesse com a minha paixão pela Astronomia, dissipar-se-iam todas na 6ª feira à noite.

3 comentários:

Andy Capp disse...

Muito bom o blog, cara. Estou para comprar meu primeiro telescópio... Queria uma opinião. Este último desse link é bom? Poderei ter boa visão com ele? ZENIT F800x60

http://astronomy-br.blogspot.com.br/2011/12/qual-o-melhor-telescopio-para-um-amador.html

Abraços, saudações do Brasil.

Carlos Capela disse...

Olá!

Antes de mais, agradeço as palavras e a visita. Espero ter ganho um leitor. :)

Depois, também importa referir que eu não sou um especialista um telescópios. Não quero emitir uma opinião errada.
Por isso, deixo-te apenas o alerta para não te deixares seduzir simplesmente pelos números de ampliação de 500x, 700x, 1000x... porque por vezes isso é só meia verdade.

Mas pergunto: tens experiência de observação? Mesmo só por olhar, sem telescópio nem binóculos?
É que a experiência de observação a olho nu é excelente para nos ajudar a orientar no céu noturno... há um astrónomo conhecido cá em Portugal que diz que ninguém deve comprar um telescópio sem saber identificar pelo menos 25 estrelas pelo nome. :)

Um abraço.

Andy Capp disse...

Demorei a responder, mas eu que agradeço pelo esforço de montar esse blog, afinal o que os entusiastas em astronomia precisam é de informações mais básicas para se adentrar nesse assunto fascinante e de certa forma, complicado.

Então, tenho pouca experiência em observações até pela minha condição de visão aqui, pois moro perto do centro de uma grande metrópole que é São Paulo. Uso um binóculo Tasco 7x50, muito básico, mas que me permitiu de início grandes observações para um novato. Hoje já procuro algo um pouco mais sofisticado. Mas obrigado pelas informações.

Boas observações. Saudações do Brasil.