quinta-feira, 30 de outubro de 2008

A MUDANÇA DA HORA

Não é por pura carolice que se mexe nos relógios duas vezes por ano...
A ideia de adiantar os relógios para aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em 1784 nos EUA por Benjamin Franklin, numa época em que ainda não existia luz eléctrica. No período de Verão os relógios andam para a frente uma hora, e no período de Inverno, voltam a coincidir com o Tempo Universal Coordenado (UTC, que veio substituir o Tempo Médio de Greenwich - GMT).

Na prática, quem olha para o céu, vai ver que no dia seguinte ao de atrasar o relógio, as estrelas estarão, à mesma hora do dia anterior, mais "adiantadas", "deslocadas" para Oeste. Todos os dias as estrelas nascem cerca de 4 minutos mais cedo. Por isso, de um dia para o outro, essas diferenças não são perceptíveis. Mas se de um dia para o outro mexermos no relógio uma hora, torna-se evidente que o espectáculo a que assistimos é outro...

Podemos ver algumas constelações nascer mais cedo. Orion, na sua imponência, destaca-se de tudo a Nascente. É facilmente identificável por ter muitas estrelas brilhantes num padrão muito próprio:



Também Gémeos, Touro, Perseu e Cassiopeia são impossíveis de falhar, se soubermos para onde olhar...

Ao invés, outras formações que nos acompanharam durante o Verão começam agora a desaparecer do nosso campo visual. De entre elas, não posso deixar de destacar o Triângulo de Verão, constituída por 3 estrelas de constelações diferentes, mas muito brilhantes.

Sem comentários: