quarta-feira, 20 de junho de 2012

TRÂNSITO DE VÉNUS - 2

Ainda sobre o trânsito de Vénus ocorrido este mês...
Já no outro post deixei a resposta a algumas questões que podem surgir, talvez as mais pertinentes. Hoje não vou investir muito mais tempo nessas coisas acessórias e vou passar diretamente às fotos, mas antes deixo a resposta a algo que me perguntaram no outro dia:

NOS PLANETAS, SÓ HÁ TRÂNSITOS DE VÉNUS?

Não!
Cada Planeta só pode ver trânsitos dos Planetas mais interiores relativamente ao Sol.
Por exemplo, recordemos por ordem de proximidade ao Sol os 4 primeiros Planetas do Sistema Solar:
  1. Mercúrio
  2. Vénus
  3. Terra
  4. Marte
Isto quer dizer que estando na superfície de Mercúrio e olhando para o Sol, NUNCA vamos ver o trânsito de um Planeta.
Também quer dizer que um venusiano só poderia ver um trânsito de Mercúrio, na Terra só é possível ver trânsitos de Mercúrio e Vénus, e que um habitante de Marte poderá ver trânsitos dos outros 3 Planetas interiores.

Por exemplo, foram feitos cálculos e a própria Terra proporcionará um trânsito visível de Marte em 2084. Por outras palavras, Sol, Terra e Marte vão ficar alinhados nesse ano e irá acontecer uma ocultação. Tal como disse no último post, será um eclipsezinho... Pode ser que na altura já haja missões tripuladas a Marte e na altura algum ser humano tenha a visão privilegiada (ou não...) de ver a sua casa passar em frente ao Sol, a uns irrisórios 55 milhões de quilómetros de distância...


Divagações à parte, convém também perceber outra coisa.
Se os Planetas demoram um ano "dos seus" a dar uma volta ao Sol (pouco mais de 365 dias na Terra, 243 em Vénus), não seria natural esses trânsitos serem frequentes?
Não, porque tudo depende da inclinação da órbita dos Planetas na sua translação em torno do Sol. A Linha de Eclítica é uma linha imaginária que todos os Planetas descrevem no seu trajeto, mas na realidade existem algumas diferenças. Vénus tem uma inclinação orbital de 3,39º relativamente à Terra, o que faz com que os seus trânsitos sejam bastante raros. A inclinação das órbitas faz com que estas não assentem num mesmo plano e com isso tornem estes alinhamentos mais raros.

Explico melhor o conceito de Linha de Eclítica em:

e

Acabei por falar demais, outra vez.
É fácil perdermo-nos quando falamos de temas de que gostamos.
Assim sendo, dedico o próximo post exclusivamente às imagens do trânsito de Vénus.

Sem comentários: