quinta-feira, 21 de julho de 2011

AS 7 MARAVILHAS DA ASTRONOMIA - Sistema Solar

Estive muito tempo sem actualizar o blogue. Fase complicada da vida que, se Deus quiser, já só pode ter tendência a melhorar...
Com o post de hoje, pretendo dar continuidade ao que se passa aqui em Portugal, com a eleição das 7 Maravilhas de tudo e mais alguma coisa... como ainda ninguém se lembrou de fazer o mesmo com a Astronomia, eu tomo a iniciativa de brincar um bocadinho com isso.

Ainda não sei bem em que categorias dividir a eleição. O que estou a pensar fazer é dividir em 4 ou 5 "eliminatórias", e depois passar as 3 mais votadas para a eleição final. as categorias seriam:
  • Sistema Solar
  • Catálogo de Messier
  • Nebulosas
  • Galáxias
  • Outros
Para isso, preciso claramente que as pessoas que lêem este blogue colaborem. Senão não piada nenhuma... Digam em comentário quais as imagens que preferem, ou em alternativa coloquem um "Gosto" no meu facebook, na imagem respectiva. Visitem o álbum em:
http://www.facebook.com/media/set/?set=a.205102902873055.49451.100001200404880&type=1

Escolhi 14 imagens/factos. As explicações estão em cada imagem, no meu facebook.
A votação estão:
 1) Sol

 2) Fases de Vénus

 3) Aurora Boreal

 4) Valles Marineris

 5) Cintura de Asteróides

 6) Grande Mancha Vermelha

 7) Io

 8) Anéis de Saturno

 9) Enceladus

 10) Jápeto

 11) Úrano

12) Neptuno

 13) Cometa Halley

14) Nuvem de Oort

4 comentários:

Marcos Medeiros disse...

Boa tarde!
Vou aconpanhar essa eleição das imagens da astronomia e com certeza vou querer votar, e o resultado va publicando em seu blog, pois quero aconpanhar esse resultado.

Carlos Capela disse...

Boa tarde, Marcos.
Vou colocando no meu blog os resultados e as imagens que forem sendo colocadas a votação, sim.
Agradeço desde já a atenção e o seu voto. :)
Um abraço.

Thainá Mocelin do Nascimento disse...

Oi Carlos!
É difícil escolher... Tudo é magnífico e nos enchem os olhos, mas tem um fenômeno que eu simplesmente amo, sou fascinada e teria honra em presenciar: Uma Aurora Boreal. Dentre os fenômenos e fatos à votação, é o que mais me fascina.
Abraço! Vou ficar acompanhando e divulguei no meu blog esta tua iniciativa de eleger as 7 maravilhas da Astronomia :)

Carlos Capela disse...

Olá! :)
Partilho do teu sonho de um dia ver a aurora boreal ao vivo... deve ser um espectáculo deslumbrante, daqueles que nos fazem perceber que nós, Homens, somos mesmo pequeninos quando a Natureza decide maravilhar-nos com a sua beleza...
Obrigado por divulgares no teu blogue a minha iniciativa! Nos próximos tempos vou colocando as outras categorias para votação, e conto com os teus votos... :)