quinta-feira, 29 de julho de 2010

HISTÓRIA DA ASTRONOMIA - introdução

Que sentido faz para nós gostarmos de Astronomia se não percebermos a sua História?

A Astronomia é uma ciência especial. É "A" Ciência. Não se compreende verdadeiramente a Astronomia se não conhecermos como nasceu, com que intérpretes, as dificuldades que teve de superar, da mesma forma que, por exemplo e sem menosprezo, a Biologia ou a Química.

Contra essas ninguém lutou, não houve resistência da sociedade e em seu nome, como houve no caso da "Lei das Estrelas". Só uma Ciência muito especial, A Ciência, conseguiria impor-se como a que estuda os Astros englobando um pouco de todas as outras áreas científicas.

A Astronomia e a sua História é feita de grandes Homens, que resistiram a pressões, ameaças de morte e outras formas de coacção, por defenderem os seus próprios ideais. Os Ideais correctos, a base do conhecimento que temos agora do nosso Universo e do Espaço.


Do Cosmos.



Da narcisista e irreal teoria geocêntrica à fundamentada verdade de que somos um grão de pó, do visionário Aristarco ao enorme Carl Sagan, da teoria dos círculos perfeitos à comprovada verdade das elipses, toda a História da Astronomia é feita de personagens e factos curiosos e científicos, de exemplos de persistência e provas de loucura, de insanidades e exercícios de Lógica.

Sou Católico, muito Católico. Não admito que se ponha em causa a base e a estrutura da minha Fé. Mas sei que a Igreja foi um dos grandes obstáculos ao desenvolvimento d'A Ciência.

Estou a ler um livro sobre Astronomia. Mais um... Trata-se de "Big Bang", de Simon Singh. Uma escrita fácil de um autor até agora desconhecido para mim, mas que recomendo vivamente. Em menos de nada já comi 80 páginas. O que pretendo nos próximos posts é não só comentar o que leio como o que percebo, explicar o que me marca e por que motivo me marca. É que Simon Singh fala um pouco da História da Astronomia, e está a despertar-me grande interesse e curiosidade em saber mais do que o que lá está. Sei que vou procurar, vou-me interessar, vou pesquisar... Vou aproveitar este início de férias para me cultivar, para Saber.

Não há melhor forma que começar pela História d'A Ciência.

--- x ---

A História da Astronomia é feita de Homens isolados e sonhadores, e só conseguiram verdadeiramente vencer aqueles que fizeram o seu trabalho com devoção e paixão.
Não os invejo, porque sou parecido.
Admiro-os, porque já venceram.

Sem comentários: