segunda-feira, 10 de maio de 2010

ETA CARINAE - 1

Faço este post tendo em atenção também que o maior número de visitantes deste blogue vem do Brasil e não de Portugal...

Eta Carinae está na constelação da Quilha (Carina) e não é visível em Portugal, mas é no Brasil. É uma Estrela com 100 a 150 vezes maior massa que o Sol, e é um dos objectos mais belos e misteriosos que marcam presença no Céu Nocturno, pois o seu brilho varia em várias ordens de magnitude, e tanto é visível a olho nu como desaparece do nosso alcance visual.

Foi Edmund Halley que pela primeira vez a observou e catalogou, em 1677, e nessa época era uma Estrela de magnitude 4. Como comparação, a Grande Nebulosa de Orion (M42) tem magnitude 4 e consegue ver-se o seu vislumbre numa noite escura. Se estivermos no campo, com um seeing óptimo, é perfeitamente possível localizar M42.

Em 1843, após uma erupção que ejectou uma nuvem de poeira 500 vezes maior que o sistema solar e que se expande a (pasme-se!) 2 MILHÕES DE QUILÓMETROS POR HORA, ficou mais brilhante, atingindo o brilho de Sírio, apesar de estar cerca de 900 vezes mais longe. Entre 1900 e 1940, a magnitude era apenas de 8. Isto dá uma ideia da variabilidade do brilho desta Estrela. E por que motivo fiz esta introdução?

Porque não se sabe como é e o que é Eta Carinae...
Continuo no próximo post.

Sem comentários: