terça-feira, 13 de abril de 2010

O PRIMEIRO HOMEM NO ESPAÇO

Fez ontem, dia 12 de Abril, 39 anos que o primeiro humano foi ao Espaço.
Em 1961, o Russo Yuri Gagarin, a bordo da Vostok 1, completou 1h48 de uma missão curta mas histórica.

A Vostok foi lançada do Cosmódromo de Baikonur, completou uma órbita à volta da Terra e aterrou no Cazaquistão. Consistia de uma nave para reentrada e do módulo de serviço, com um peso de 4700kg. Era controlada por uma equipa na Terra, e os cosmonautas que fossem a bordo tinham de se ejectar de pára-quedas no final de um voo. Além disso, os cientistas desconheciam os efeitos da perda de peso no comportamento humano naquela altura, porque os testes anteriores tinham tido cães como cobaias.

A minha 6ª feira passada foi prodigiosa.
Sabia que Mercúrio iria estar visível a olho nu, num local bem próximo de Vénus, o que o tornaria fácil de detectar.

Assim que cheguei a Espinho, fui para a beira-mar à espera que o Sol passasse abaixo do horizonte, pois assim ficaria mais escuro, o que permitiria que o espectáculo acontecesse. Foi cerca das 20h15 que deixei de ver o Sol.

Passados alguns minutos, Vénus despontou de vez e começou a procura por Mercúrio. Sabia que ia estar por perto, pouco a Norte.
A espera compensou, pois cerca das 20h35 encontrei aquele ponto ténue, com um brilho humilde que tanto me encantou. Não se pode pedir demais a quem é pequenino e está tão longe...

Fiquei mais alguns minutos só a olhar para o Céu. Já se viam outras Estrelas naquela zona do Céu, mas quem reinava eram Vénus e Mercúrio. Ainda varri uma imaginária eclíptica porque sabia que Marte e Saturno já lá estariam, na sua eterna trajectória.

Fui para casa claramente satisfeito. Tê-los aos quatro no mesmo Céu foi uma sensação absolutamente arrebatadora.

Sem comentários: