sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

400 ANOS DE EXPLORAÇÃO

Pausa no Catálogo de Messier.

Fez ontem, 7 de Janeiro, exactamente 400 anos que Galileu observou os satélites naturais de Júpiter. Não foi Galileu Galilei que inventou o telescópio (esse foi Johannes Kepler), mas foi ele que o apontou para o Céu e o desenvolveu para observações astronómicas.

As suas primeiras descobertas de relevo foram as 4 maiores luas de Júpiter (Io, Calisto, Europa e Ganimedes), por isso chamadas de Luas Galileanas.
Esta descoberta, à partida tão simples, não foi apenas o acto de ver um planeta ou algo nunca antes visto. Foi a prova cabal que o mundo precisava de uma nova forma de ver a Ciência. Pela primeira vez, teve-se a prova clara que nem tudo girava à volta da Terra, pois havia algo que girava em torno de Júpiter!

A importância desta descoberta está em toda a nossa visão do mundo, da vida e das coisas que hoje consideramos tão banais, como o mero uso de um sistema GPS... pode não parecer, mas esta descoberta foi a base de tudo!

Por isso também, Galileu é considerado o pai da Ciência Moderna.
Se nesse teu cantinho do Céu que ocupas e conquistaste estiveres a ler isto, obrigado por tudo, Mestre Galileu!
Que saudades tinha deste Céu! Carregado de brilho e Paz.

Hoje saí e olhei para cima, sempre como sempre. Vi Paz.

Orion reinava imponente, com os seus dois cães aos seus pés, o Cão Menor e o Cão Maior, em posição para atacar a sua presa. Sírio e Procyon não se escondem nunca e Marte estava fulminante a atingir os meus olhos.

Aldebaran e as inseparáveis Plêiades iam já mais avançadas na sua eterna trajectória. Sorri para elas e sei que elas se sentiram admiradas.

Não havia uma nuvem a atrapalhar, apenas as luzes assassinas da rua a tentar aniquilar a beleza incondicional do Céu.

Tudo tranquilo, tudo em Paz.

1 comentário:

Nádia disse...

Gosto quando escreves assim.. :)