terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O CATÁLOGO DE MESSIER

Hoje falo do Catálogo de Messier.

Basicamente, é uma listagem de objectos interessantes para serem observados, mas não foi com essa intenção que essa lista foi criada. A intenção do astrónomo francês Charles Messier foi compilar num único catálogo vários objectos difusos que poderiam ser confundidos com cometas, e poderiam, por isso, baralhar as observações feitas por outros astrónomos, porque os instrumentos da altura eram bastante limitados. Segundo o próprio:

"O que me motivou a elaborar o catálogo foi a nebulosa que eu descobri logo acima do "chifre" mais austral da constelação de Taurus (o Touro) em 12 de setembro de 1758, enquanto procurava observar o cometa daquele ano... Esta nebulosa tinha uma tal semelhança a um cometa, em sua forma e brilho, que procurei esforçar-me para achar outras, de modo que os astrónomos não confundissem estas mesmas nebulosas com cometas que estivessem a começar a brilhar. Posteriormente, realizei observações com telescópios refractores apropriados para a busca de cometas, e este é o propósito que tive ao montar o catálogo... "

Certo é que Messier compilou uma lista de 110 objectos difusos entre os anos de 1758 e 1782, com nebulosas, galáxias e aglomerados, que se afiguram como óptimos alvos de observação e estudo por parte de astrónomos amadores e profissionais.
Aqui está uma imagem dos objectos que fazem parte dos 110 listados por Messier.


Nos próximos posts vou falar um pouco da lista e dos dados que ela fornece, bem como de algumas suas particularidades.

Sem comentários: