quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

SATURNO (luas)

Saturno tem 60 satélites confirmados, alguns deles de grande dimensão, e podemos dividi-los em 2 grandes categorias: os regulares (órbitas quase circulares e pouco inclinadas relativamente ao plano do equador) e os irregulares (órbitas mais elípticas e grande inclinação orbital).
Os regulares são Mimas, Encelado, Tébis, Pleione, Réia e Titã.
Os irregulares são Hipérion, Jápeto e Febe.
Todos os outros são pequenos, não esféricos e gelados, classificação atribuída por terem um índice de reflexão muito próximo do do gelo e densidade semelhante à da água. Reflectem cerca de 60% a 90% da luz solar.

Imagem figurada de Titã, com Saturno em fundo

Entre todos eles, destaca-se Titã, durante muito tempo considerado a maior lua do Sistema Solar, mas verificou-se que isso só acontecia porque tinha uma camada de nuvens muito densa e opaca debaixo da sua atmosfera quase tão transparente como a nossa, que fazia com que o planeta parecesse maior. O seu diâmetro aparentava ser 5400km, mas é, efectivamente, 5140km. Tem um conjunto de compostos químicos que, segundo Carl Sagan (a maior e melhor comunicador e divulgador da Ciência, na minha opinião), poderão originar vida. Microscópica, é certo, mas mesmo assim, Vida! São esses compostos Nitrogénio, Árgon, Metano, Hidrogênio, Etano, Propano, Acetileno, Etileno, Cianureto Diacetileno e Metacetileno. A excentricidade de Titã é enorme, o que faz com que entre e saia da influência do campo magnético de Saturno (magnetosfera) com frequência, o que provoca constantes alterações nos compostos da sua atmosfera e muitos fenómenos atmosféricos, ainda mal explicados.




Imagem real de Titã, cortado pelos aneis de Saturno vistos de perfil e com o satélite Prometeu a ser aquele pequeno ponto visível à esquerda


Outro satélite a merecer algum destaque é Febe, a lua retrógrada. Encontra-se a 12 952 000 km de Saturno. Não mereceu grande estudo até a sonda Cassini mostrar que orbita no sentido inverso de Saturno, ou seja, vê Saturno nascer a Oeste e pôr-se a Este. A sonda Voyager 2 mostrou que Febe tem cerca de 220km de diâmetro e cor avermelhada, por isso, pensa-se que poderá ter sido um asteróide.



Imagem real de Febe

Destaco ainda Jápeto, por ser o satélite com maior variação de albedo (brilho) do Sistema Solar, pois um dos lados reflecte muita luz solar e outro praticamente nenhuma, talvez devido à composição química da sua superfície. Jápeto tem uma estranha cordilheira central, que o divide a meio...

A estranha forma de Jápeto, onde se pode ter uma noção da cordilheira, no equador (em cima)
e uma imagem ao pormenor da cordilheira central (em baixo)
Ambas as imagens são reais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Valeu o/