terça-feira, 1 de setembro de 2009

O QUE É O EQUINÓCIO?

O equinócio (sempre adorei esta palavra, a par de solstício) é definido pelo momento em que o Sol, na sua órbita aparente, cruza o plano do Equador Celeste. É o ponto onde a eclíptica cruza o Equador Celeste. Mas o que é a órbita aparente e o Equador Celeste?

A órbita aparente é a órbita como vista da Terra. Quem orbita é a Terra, em torno do Sol, mas aos nossos olhos é o Sol que se move. Essa é a órbita aparente.

Equador Celeste é a linha do equador projectada na esfera celeste, uma esfera imaginária que nos envolve. Como o planeta roda com inclinação, o equador terrestre e o equador celeste não coincidem.

Voltando ao equinócio... é uma palavra originária do Latim, que significa noites iguais. Considerando a alvorada o instante em que metade do disco solar está acima do horizonte e o ocaso o instante em que metade do círculo solar está abaixo do horizonte, no equinócio o intervalo de tempo entre estes 2 instantes será exactamente 12 horas.

Iluminação da Terra pelo Sol no momento do equinócio

São os equinócios que definem as mudanças de estação.

A órbita da Terra não é um círculo, mas sim uma elipse. Graças a isso, os equinócios não dividem as estações em igual número de dias. A Terra move-se mais rápido quando está mais próxima do Sol (periélio) e mais lentamente quando está mais afastada (afélio). Esta é uma das Leis de Kepler, de que poderei falar noutro tópico.

Sem comentários: