terça-feira, 25 de novembro de 2008

TERRA

Este post é, talvez, o mais importante. Pelo simples facto de que fala na nossa casa, a casa de que tão mal cuidamos. É uma relação quase unilateral, a que temos com a Terra, pois apesar dos maus tratos que sofre, ela continua a dar-nos tudo aquilo que precisamos, inclusive visões dela própria em que surge bela e fascinante, como a que se segue. Astronomicamente falando, a Terra é o 3º planeta a contar do Sol, a uma distância de 150 000 000 km da nossa estrela.
Tem um diâmetro de cerca de 12750 km e uma densidade de 5,52 g/cm3, muito semelhante a Mercúrio e Vénus, outros planetas telúricos.
Tem apenas um satélite natural, a Lua, que podemos observar todas as noites. A imagem da Terra vista da Lua é fantástica, e neste caso podemos observar o "nascer da Terra":









A Terra tem um período de rotação de 23,93 horas e de translação de 365,3 dias. Para fazer os acertos, é necessário acrescentar 1 dia de 4 em 4 anos, os anos bissextos.
A temperatura mais baixa registada no nosso planeta foi de -88ºC e a mais alta de 58ºC. A superfície tem cerca de 75% de água, quase toda nos oceanos e nos pólos.

De forma resumida, pode dizer-se que a Terra é constituída por 3 camadas:
- Crosta - camada superficial com cerca de 40km de espessura;
- Manto - camada intermédia e que comporta a maioria da massa terrestre;
- Núcleo - camada interna, a partir do quilómetro 2900 de profundidade, à base de ferro e níquel.
A sua atmosfera é composta por 78% de azoto e 21% de oxigénio.

Sem comentários: